Meu lado Felícia: A síndrome que me faz querer apertar o que é fofo...
Oi gente, dia 20 de abril foi meu aniversário!! E vejam só, eu estava bem desanimada em passar mais um niver em casa de quarentena, e eis que recebo uma super surpresa no meio da tarde: visitas totalmente inesperadas das minhas irmãs, que vieram de longe para festejar comigo e prepararam algo que eu jamais esperava! 😀
Elas chegaram com decoração de balões coloridos, bolo, salgadinhos e o Gargamel... E em silêncio, prepararam tudo, sem que eu pudesse perceber o que planejavam... Ah e o tema da festa escolhido foi o da Felícia, pois já conhecem a minha fascinação louca por gatos, rsrs principalmente pelo Gargamell...kkkkkkk
Felícia é a personagem da animação "Pinky e o Cérebro" que ama abraçar e apertar os bichinhos. Saiba que existem algumas pessoas assim, eu sou uma delas, hahahaha, mas espera que vou te explicar com mais detalhes o que é essa síndrome "fofinha".
Felícia apertando o coelhinho |
Felícia é um dos vários personagens do universo animado Tiny Toon Adventures, da Looney Tunes. Para ser mais exato, ela é aquela garotinha que adora apertar os ratinhos Pinky e Cérebro. Conseguiu identificar agora?
Certamente a garota não podia ver um animal fofinho e peludo, que o seu instinto mais poderoso era abraçá-lo fortemente. Provavelmente apertá-lo muuuito!
Apesar de tudo, esse comportamento não é raro. Aliás, ele é mais comum do que você pode imaginar. Além disso, ele está sendo pesquisado pela ciência. Ahh e veja que lindinho que ficou o meu bolo de aniversário com o tema da Felícia!!
Meu Bolo de Aniversário |
Um estudo que explica esse sentimento foi publicado na revista Psycological Science, feito na Universidade Yale dos EUA. Ele mostra que é normal sentir euforia positiva ao ver um filhote de animal, como gato ou cão. Apesar disso, logo em seguida, o impulso é de morder e apertar muito, funciona como um instinto para neutralizar o primeiro.
Esse instinto é chamado de “cute aggression”, algo como “agressão fofinha”. Além disso, esse é um sentimento muito paradoxal, uma vez que é ao mesmo tempo positivo e negativo. Para comparação, é algo parecido com o que acontece quando você chora de alegria ou ri de nervoso, por exemplo.
A “agressão fofinha” – ou Síndrome de Felícia, como também é chamada – começou a ser estudada em 2012. Primeiramente, as pesquisadoras Rebecca Dyer e Oriana Aragon distribuíram um pedaço de plástico-bolha para 109 pessoas. Em seguida, exibiram imagens aleatórias de animais engraçados, neutros ou lindinhos.
Pode se dizer que era esperado que houvessem muitos estouros de bolhas. Apesar disso, os voluntários ficaram realmente insanos. A agressividade aflorava muito ao observar cães, gatos e até mesmo bebês fofinhos. Também, como é possível resistir a uma fofura dessas? Eu aperto mesmo e falo fininho e o Gargamel corre de mim...kkkk
Além disso, um novo estudo foi feito com ainda mais pessoas. Primeiramente, elas foram orientadas a lembrar de algum tipo de sentimento bom e de algum ruim, e do quão poderosas eram essas reações.
Os cientistas concluíram, então, que os bebês são os que mais despertam a reação de Síndrome de Felícia. Além disso, quanto mais agressiva é essa reação, mais rapidamente ela é neutralizada em um sentimento bom.
Por fim, salientamos que é natural que o bem-estar instantâneo ao ver algo fofinho seja rapidamente “combatido” pelo seu cérebro com algum tipo de sentimento agressivo. Como já foi dito, tudo para neutralizar o excesso de felicidade que você está sentindo.
E eu senti muita felicidade em poder reunir a família e comemorar meu aniversário depois de tanto tempo! Foi pura magia e tornou-se um momento inesquecível! Emocionei-me demais!!Quase dois anos sem se reunir...Realmente foi o melhor presente que eu poderia receber!! QUE ALEGRIA!!
E você, por qual bichinho você manifesta o seu lado Felícia? 😅 Vou adorar saber! E para encerrar, venha dançar comigo a playlist do meu aniversário! São 90 músicas para você se divertir e curtir!! Até mais!
Fontes: https://www.megacurioso
Imagens do meu arquivo pessoal
4 coment�rios
Que linda festa surpresa tiveste em teu niver.Novamente partabéns! E esses bichinhos fofos são mesmo queridos e dá vontade de afofar! beijos, lindo fds! chica
ResponderExcluirChica, querida, foi uma surpresa totalmente inesperada, que um dia eu jamais imaginaria!
ExcluirFoi um baita susto...rsrs E ainda minhas irmãs trouxeram o Gargamel para me alegrar e apertar...hehehehe Ele é uma fofura de rabugento!! kkkkk
Beijos amiga e muito obrigada pelo carinho!! :))))
Feliz Aniversário, Adriana! Que linda festa surpresa! Tudo realmente super bonito! Muito legal mesmo! Que fofura o Gargamel! Adorei tudo! Queria estar nesta festa! Parabéns! Que muito mais sonhos se realizem! Tudo de bom! 🥳 🎈 🎂 🍰 🎉 🎊 🎁
ResponderExcluirBjs e abçs :-)))))
Bia, querida, que honra você aqui na Natureza Capixaba!! Fico muito feliz!!
ExcluirEu estava bem desanimada nessa pandemia amiga! Há quase dois anos em ter a presença de minhas irmãs, pois estou cuidando de meus pais em casa!
Elas vieram de longe e prepararam uma festa surpresa para mim!!
Foi simples, mas foi tão emotivo, tão lindo!!
E ainda trouxeram meu sobrinho de pelos, o Gargamel!! rsrs
Beijos e muito obrigada minha querida!!!!! DE CORAÇÃO!!!
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))