É tudo tão real, mas nada normal atravessar a Ciclovia da Vida

by - novembro 08, 2023

Convento da Penha e Batalhão da Polícia

Oi gente! Eu precisava contar para vocês a minha experiência em atravessar a Ciclovia da Vida, pista de ciclismo que foi inaugurada em agosto de 2023 junto  à Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória a Vila Velha. 

Desde então, já fiz a travessia 4 vezes, ida e volta e, em cada uma delas a paisagem ficava cada vez mais deslumbrante. No primeiro dia da travessia eu tive bastante dificuldade para subir a ladeira, pois é bastante íngreme. O coração disparou descompassado de ansiedade, cansaço e também alegria por estar subindo em um monumento tão alto e tão bonito. Não foi "Nada Normal".

De lá de cima a baía de Vitória pode ser capturada em  sua total plenitude, mas é preciso desviar das grades de proteção para a foto sair perfeita.

A imensidão azul da baía de Vitória

A Ciclovia da Vida é a mais alta do País. Abaixo e por fora da Terceira da Ponte, a Ciclovia foi projetada como rede de proteção, coibindo suicídios, e contribuindo com o deslocamento de pessoas em bicicletas e bicicletas assistidas entre Vitória e Vila Velha. 

São cerca de 3,5 km de extensão por sentido e 3 metros de largura. A via tem uso gratuito e irá funcionar diariamente, das 05h30 às 22h30. Será proibido o acesso de pedestres e o trânsito em motocicleta, monociclo, patins, scooter e ciclomotor. Este vídeo do Instagram foi o primeiro dia que a atravessei. Eu só consegui filmar a volta, sentido Vila Velha/Vitória porque eu estava um pouco nervosa na subida...rsrs

Na segunda vez eu estava mais segura e, na terceira, eu  fui colada com os participantes das 10 Milhas Garoto, que também atravessaram a Terceira Ponte rumo à Fabrica de Chocolates Garoto em Vila Velha. Foi bem divertido e emocionante. O dia estava lindo, mas muito quente, o sol implacável castigava os participantes da corrida e os transeuntes da ciclovia, inclusive eu...rsrs 




No vão central, um mirante, com mais três metros de largura, permite que usuário faça uma pausa e tire uma foto. A ciclovia conta também com iluminação noturna de LED, além de videomonitoramento inteligente com sistemas de detecção. Toda a sua estrutura é em aço corten, totalizando cerca de 3 mil toneladas de aço. De acordo com os cálculos dos projetistas, a estrutura da Terceira Ponte ganhou mais estabilidade em virtude da ciclovia.

Mais de 30 mil peças foram confeccionadas sob medida para a ampliação e Ciclovia, cada uma com encaixe único, transportadas ao Espírito Santo totalizando 160 carretas com aço.

Eu fiz a pausa no mirante na volta da travessia e tirei essa foto, absolutamente real, pegando o majestoso Mestre Álvaro ao fundo e a Ilha do Boi à direita.

O majestoso Mestre Álvaro na Serra e a Ilha do Boi à direita da foto

Foram momentos únicos que senti em cada travessia. Afloraram  milhões de pensamentos. O vento, a altura, o sol implacável, a emoção que senti foi única e "Nada Normal."  Uma sensação de desorientação e excitação., exatamente como descrita na canção do Victor e Leo publicada no meu canal do YouTube. 

A música "Nada Normal" de Victor & Leo  retrata uma atmosfera serena e confortável onde duas pessoas estão envolvidas em uma sutil luta de poder. O primeiro verso sugere que ambas as partes estão cientes da natureza imprevisível de sua conexão. A frase "Você vai me vencer, eu vou me apaixonar" implica um sentido de rendição e vulnerabilidade, onde uma pessoa está disposta a se abrir apesar dos riscos envolvidos.

O refrão enfatiza a natureza indescritível de seu amor através de imagens contrastantes. A linha "Os nossos lábios todas as palavras nada dizem" significa que sua conexão física supera a comunicação verbal. Isso sugere uma profundidade de entendimento e intimidade que vai além das expressões tradicionais de amor. Além disso, a linha "Aos nossos olhos tudo o que já vimos foi vertigem" transmite uma sensação de desorientação e excitação que eles experimentam juntos, enfatizando a natureza intensa e quase surreal de seu relacionamento.

O segundo verso explora a experiência emocional das pessoas envolvidas. A letra expressa um forte senso de ressonância e conexão entre eles, com a linha "Me identifico com você de um jeito tão profundo". Isso sugere um nível profundo de entendimento e empatia, indicando que eles se veem um no outro e compartilham um vínculo profundo.

E o meu vínculo com a ciclovia da vida se intensifica a cada travessia. o medo se foi, ficou uma conexão, uma identificação que eu quero repetir várias vezes ainda! Até mais amigos!


Referências 
Imagens do meu arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))