Saúde e Liberdade eu conquistei com a Bike

by - maio 15, 2024






Olá amigos queridos! Vocês já conhecem e sabem que há pelo menos um ano venho compartilhando por aqui os meus passeios de bike pela cidade de Vitória. Hoje eu vim relatar para vocês o quanto a bicicleta salvou a minha vida.  Isso mesmo que você leu: a bike me salvou e me curou.  Saiba o motivo, acompanhando o artigo.

Foi pensando em prol da qualidade de vida e  do meu bem-estar que comecei a pedalar. E se não aparecesse  problemas na lombar que me impediram de pedalar por alguns meses,   hoje até me consideraria uma  "atleta profissional da bike". 😁

Entenda agora os motivos que farão você pegar sua bike que está encostada e empoeirada ou investir em uma e começar a pedalar. Andar de bicicleta é uma das formas de realizar atividade física e ser ativo(a). Vai curar a sua tristeza e te rejuvenescer. Veja o porquê:

1 - Você vai viver melhor

O primeiro motivo que apresento a vocês é a afirmação de viver melhor. Mas como? Através da adoção de um estilo de vida ativo, baseado na prática de andar de bicicleta regularmente. Com base no Ministério da Saúde, são muitos os benefícios de realizar atividade física, veja alguns deles:
  • Fortalecimento dos ossos e músculos;
  • Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
  • Redução do estresse;
  • Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
  • Melhora em quadros de depressão;
  • Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;
  • Aumento da expectativa de vida;
  • Controle de peso.
Você compreendeu? Não tem como viver ruim assim. Basta você se dedicar a organizar um tempo para realizar a prática da atividade física (andar de bicicleta) entre os outros momentos de sua vida, que vão desde trabalho, estudos, atenção à família, além de outros. Além disso, você pode convidar  membros da sua família a encarar a bike para uma vida melhor, preservando a saúde de todos que ama.

Bike salva vidas e faz o sorriso retornar ao rosto- No deck de Jardim Camburi

2 - Sensação de liberdade

O ciclismo, independente da idade, tem a capacidade de provocar esse sentimento, a sensação de liberdade. Pegar a bike e sair pedalar para o lugar que você quiser, é muito bom. Ela nos traz essa sensação de liberdade, aquele ventinho batendo no rosto, uma sensação positiva.

Além disso, a bike se torna o refúgio para todas as pessoas que vivem dias caóticos e cansativos, seja no trânsito, no trabalho ou qualquer outra situação. Já pensou sair para trabalhar sem ter que se preocupar com o trânsito? Já pensou em relaxar do seu dia corrido e cansativo pedalando e vendo um pôr do sol fantástico e não ficar sentado no sofá? Através da bicicleta é possível esquecer-se da rotina do dia-a-dia enquanto se pedala e se sentir livre.

3 -Verás lindas Paisagens e conhecerá  novos lugares

Outro motivo para você começara pedalar é as oportunidades de conhecer lugares e observar paisagens incríveis. Às vezes você acaba conhecendo melhor sua própria cidade com a bicicleta, conhece lugares do interior que nunca foi antes, descobre cachoeiras e trilhas, vai pedalar em outras cidades, sobe montanhas, vai para a praia de bike e por aí vai. Eu conheci as Ilhas do Boi e do Frade de bike e foi a coisa mais legal que fiz no decorrer deste ano.

4 - Saúde mental

Sabe aquele dia em que está estressado e cansado mentalmente? Quando uma explosão de sentimentos toma conta de você? Então, pegue a bike e vai dar uma volta. Pedalando conseguimos aliviar o estresse, equilibrar as emoções, refletir, enxergar diferentes situações que podem transformar nosso dia... É interessante a forma que você volta para casa depois de um pedal, muito mais leve e animado(a).

A prática da atividade física reflete no aumento da qualidade de vida das pessoas que sofrem com transtornos de humor. Então, para manter sua saúde mental em dia mantenha sentimentos positivos com você, com os outros e com a vida; tenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividade física regularmente. Então já sabe, bora pedalar. É aquela velha frase, mas que nunca sai de moda “Mente sã, corpo são”.

Atravessei a Terceira Ponte de bike: São 70 metros de altura e a paisagem lá de cima compensa o esforço

5- Vai conhecer mais sobre o que você é capaz

É incrível a quantidade de pessoas que perguntam: como você aguenta pedalar tanto? Quando você começa a pedalar e pega gosto pela bicicleta é normal que você aumente a distância e o tempo de suas pedaladas. Aliás, chega um momento que de tanto realizar esta atividade ela se torna um hábito na sua vida e que proporcionam recompensas, trazendo para si a alegria de um desafio pessoal ou de superação.

Esse hábito e vício em busca da sensação boa da recompensa é muito bom. Eles estão presentes na felicidade de superar o primeiro 100 quilômetros ou de superar uma pequena subida. Eu superei a subida na Ilha do Boi e, desde então me sinto forte e capaz de alçar novos voos! Você começa a conhecer seu próprio corpo e entender que pode ir além do que imaginava. As pessoas não fazem ideia da capacidade que elas têm, até começar a se desafiar, conhecer a si mesmas e seus limites.

6 - Diversão a mais com o Strava

Pedalar pode ficar ainda mais divertido quando você conhece o aplicativo Strava. Para quem não conhece,ele é tipo uma rede social dos ciclistas, na qual você consegue gravar seu pedal através do celular ou ciclocomputadores.

Os demais ciclistas podem te dar kudos (igual o famoso like) e comentar nas suas atividades. As atividades apresentam o mapa do percurso realizado, velocidade média, altimetria, além de outros. É possível com o strava superar recordes pessoais e perseguir recordes de outros ciclistas. Eu assinei o Strava e não há nada mais motivante do que se tornar uma Local Legend....rsrs 😜 Mas geralmente o título fica por poucos dias, pois outros atletas ultrapassam. É uma brincadeira bem motivante! 😀😁

O Strava marca a quilometragem, o tempo decorrido e você pode se tornar um Local Legend

7 - Você pode viver mais

Envelhecer é um processo natural da vida, assim como a infância, a adolescência e a maturidade. Envelhecer é inevitável com o passar do tempo, mas aumentar a longevidade é possível. Pedalando, assim como com as outras atividades físicas, você pode viver mais do que uma pessoa que é sedentária. Não conseguimos prever o tempo que vamos viver, mas podemos cuidar do nosso corpo e aumentar a nossa expectativa de vida.

8 - Melhora da qualidade do sono

Começar a pedalar vai fazer você dormir melhor, os estudiosos O’Connor e Youngstedt do Departamento de Ciência do Exercício da Universidade da Geórgia, localizada em Atenas nos Estados Unidos, explicam que “o sono de pessoas ativas é melhor que o de pessoas inativas, com a hipótese de que um sono melhorado proporciona menos cansaço durante o dia seguinte e mais disposição para a prática de atividade física”.

Portanto, dormir bem é fundamental para a qualidade de vida e recuperação do ser humano, seja fisicamente ou mentalmente. Pessoas ativas dormem melhor.

Pedalar permite-lhe ver o mar nas manhãs ensolaradas- Atlântica  Parque de Vitória-

09 - Você conhecerá os acessórios de segurança de uso da bike 

Assim que você começar a pedalar e se empolgar  com a prática do ciclismo, rapidamente vai adquirir os itens indispensáveis para uma pedalada segura.

Seja para ir ao trabalho, no parque, um passeio em família ou seja sozinho na trilha, pedalar exige do ciclista concentração nos seus movimentos e envolve cuidados consigo e com outras pessoas, evitando acidentes.

 Alguns itens básicos são indispensáveis:

Capacete: principal item de segurança pessoal deve ser leve e com boa circulação de ar.

Lanternas: para os adeptos ao ciclismo noturno, é indicado o uso de luzes na dianteira e na traseira da bicicleta, sinalizando o ciclista.

Luvas: uma ótima opção para proteger as mãos e dar mais aderência ao guidão, normalmente é usada por pessoas que praticam mountain bike.

Garrafa de água: leve sempre a sua. Assim como em outras atividades físicas, é necessário hidratar-se e repor as energias.


Macaquinho de ciclismo: No início você não vai usar.  Mas assim que adquirir um e verificar o conforto que ele traz para pedalar, em razão da almofada de gel ou espuma que absorve os impactos do selim, não vai querer outra coisa. Traz muito mais conforto e adaptabilidade. 

Aprendi  a usar todos os acessórios de segurança:  Capacete, luva e roupas adequadas 

10 - Felicidade garantida

Não tem como ficar triste pedalando, pode ter certeza. Ao pedalar regularmente liberamos naturalmente mais hormônios no corpo. Estes hormônios - endorfina e serotonina – são substâncias que atuam no organismo enquanto estamos nos movimentando. Provocam sensações de bem-estar, melhorando o humor, mais ânimo e menos estresse, sensações de prazer e felicidade... Inclusive realizar atividade física pode ajudar pessoas com sintomas depressivos ou de ansiedade. 

Viu só que interessante? Eu sou um exemplo vivo de tudo isso. Eu estava muito doente. Fiz o tratamento médico que melhorou os meus sintomas. Com o tempo, fui me sentindo mais fortalecida e a bike foi a minha salvação neste período.  Hoje agradeço à bike por  ter me auxiliado a passar por esse período conturbado. E aproveito para trazer  vocês também para essa rotina saudável, pois  só tem a ganhar! Aproveite a vida,  Viva o Agora! 
Bike salva vidas - No píer da Praça do Papa- Enseada do Suá em Vitória 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Adriana!
    Infelizmente não aprendi em criança e só consigo a bike caseira e a do pilates que são parasunhas, só pedalando no mesmo lugar ...
    Melhor do que nada, bem sei.
    Os benefícios básicos muitos como você expôs bem explicadinho.
    Gosto de ver seus passeios lindos.
    Faço os meus por aqui num céu azul lindo para distrair um tico da tragédia do nosso Sul.
    Tenha dias abençoados de lindos passeios!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia!!
      Pedalar nas bikes ergométricas também é muito saudável, a diferença é que não vê as paisagens como na tradicional bike.
      Os benefícios de pedalar são gritantes, eu sou a prova viva de que a bike cura vidas!
      Entre mares, parques, flores, praças e jardins, a bicicleta é uma fiel companheira!
      Mas os maiores benefícios se concentram an saúde mental: é como um giro de 360 graus de pura liberdade e leveza!!
      Beijos minha amiga e obrigada por ter vindo! Amei!!
      Tenha uma semana maravilhosa!! ::))))))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))