Praia da Costa em Vila Velha: Eu fui pela Ciclovia da Vida!

by - maio 22, 2024

Amigos, no último sábado,  18 de maio, atravessei a Ciclovia da Vida e fui parar em Vila Velha! 😆 Mesmo com a dor na lombar  fui e, graças a Deus, tudo correu tão bem que consegui ir até a Praia da Costa  e depois retornei para Vitória subindo mais 70 metros na ciclovia. Venha saber como foi essa aventura! 😊



Viu o percurso total acima?  Praticamente 22 km ida e volta. No retorno o sol estava bem quente na subida da Terceira Ponte e castigou um pouquinho... 😅 Mas já estou me habituando a sentir a força da Ciclovia da Vida. No princípio,  ao subir,  eu tinha muita dificuldade na respiração em razão da subida íngreme. Dá só uma olhadinha no vídeo abaixo para ter uma ideia da emoção que é atravessar a Terceira Ponte: 😀


Sem contar que olhar para baixo e ver aquele mar gigante lá no fundo  me dava uma certa agonia.... Na primeira vez tive um ataque de pânico, pois parecia que tudo balançava ao meu redor. Mas eram os ônibus e caminhões que passavam na ponte e causavam uma  trepidação. Mas observe, se você estivesse diante desta altura pela primeira vez também não se sentiria atordoado(a)?  E só tem uma grade te protegendo daquele infinito azul lá em baixo... Mas a paisagem da baía de Vitória compensa todo o medo que você sentir durante a travessia! Veja abaixo:

Baía de Vitória do mirante da Ciclovia da Vida de Vitória a Vila Velha

Vencida essa etapa, me acalmei. Apenas a descida de Vitória a Vila Velha que é um pouco brutal. A bike  adquire uma grande velocidade e trepida na pista. Por isso que os freios  devem estrar bem regulados para não acontecer qualquer acidente. Mal dá para a gente aproveitar a vista, porque precisamos nos concentrar na pista. A sensação é como se você estivesse em uma montanha russa: alta velocidade e completo pânico...kkkkkkk😆😅 É PURA ADRENALINA! Mas Nossa Senhora da Penha, do seu lado direito, te protege! 🙏

No final da ciclovia, chegando em Vila Velha,  peguei a direção da Praia da Costa, que é um dos destinos turísticos mais populares do Espírito Santo e fui até o final, no trecho da Curva da Sereia.

Curva da Sereia na Praia da Costa

Localizada em Vila Velha, a cerca de 20 km de Vitória, a Praia da Costa é conhecida por suas belas areias brancas, águas cristalinas e infraestrutura de primeira. E É VERDADE!!!

A praia recebe uma série de eventos ao longo do ano, incluindo festivais de música, shows e campeonatos esportivos.

A praia tem uma extensão de cerca de 4 km e também é um importante centro gastronômico. A região conta com uma grande variedade de restaurantes que servem pratos típicos da culinária capixaba, além de comida internacional. Tem os quiosques ao longo da orla  que vendem o famoso camarão  que é uma delícia!

Mas o que mais me chamou a atenção naquele sábado de pedal, na Praia da Costa, foi conhecer o Projeto Praia Legal.

No local do Projeto Praia Legal no início da Praia da Costa

O objetivo do projeto é fazer a inclusão social das pessoas com deficiência, por meio da acessibilidade às praias. Vila Velha é o primeiro município do Estado a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida.

O Praia Legal funciona durante todo o ano, das 8 às 16 horas, nas sextas, sábados e domingos. No Verão, o atendimento é diário, das 8 às 17 horas, visando a melhoria da qualidade de vida dos usuários e turistas, pelo melhor aproveitamento da luz solar, lazer e segurança ao entardecer.

O projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.

Projeto Praia Legal na Curva da sereia na Praia da Costa/Vila Velha

Eu fiquei um tempinho admirando a  Praia da Sereia e notei que realmente as águas são calmas e límpidas. Perfeitas para o Projeto Praia Legal. Relembrei como era  o Clube Libanês, onde foi a minha festa de formatura em Direito há 30 anos....hehehe

Sim gente, já sou uma advogada veterana de longa data. Mas até chegar aqui foi um caminho sombrio. estressante e  sofrido e só agora, quase trinta anos depois,  é que consigo viver com  qualidade de vida, passeando e pedalando. E digo que vivenciar a natureza, entrar em contato com ela de todas as formas, me curou de muitos males físicos e psicológicos.

Início da Praia da Sereia ao lado do Clube Libanês- O Contato com a natureza me curou

A Praia da Costa é realmente  um destino turístico  maravilhoso que você precisa conhecer.

Venha também  e descubra por si mesmo essa grande aventura!!







Referências: https://capixabadagema.com.br/praia-da-costa-em-vila-velha/

Imagens e Vídeos do meu arquivo pessoal e vídeo do Instagram

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Bom dia de Paz, querida amiga Adriana!
    Ah! Que saudade daí!
    Meu filho morou ai e desfrutei muito de tudo de lindo. Inclusive eu apreviava ver a área de inclusão dos deficientes. Muito legal! Aqui em Guarapari não há e os vereadores estão cogitando a implantação.
    Gosto dos eventos também que são feitos na orla ao longo do ano. Participei de alguns.
    Ficava uns dias por aí....
    Estive na sexta na clinica e no Shopping Vila Velha.
    Um post muito bem montado.
    Esportes radicais estou fora. Tremo nas bases...
    Você é muito corajosa.
    Nossa orla capixaba é linda.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, muito obrigada pelas lindas palavras de conforto querida!!
      Sabe, em vista de tudo o que já passei na minha profissão, pedalar é como sentir a vida mais leve, é como estar na mais absoluta paz, é sentir a brisa no rosto e saber que estou livre e que agora sou livre.

      Que maravilha que já tenha usufruído desse cantinho mágico de Vila Velha! Eu amei a Curva da Sereia, pois eu não conhecia. Conhecia o Clube Libanês que fica do lado por ter sido palco do meu baile de formatura, mas a praia em si, eu ainda nunca tinha visto! E ENCANTEI-ME!!
      Que Projeto lindo o da Praia legal! É emocionante ver que todos podem ter acesso á praia sem restrições e se sentirem livres e independentes no momento em que estão dentro do mar. É FANTÁSTICO!!
      Há tanta coisa para ver ainda e conhecer!!
      Eu amei as imagens que você colocou de Buenos Aires no seu perfil no Instagram, parece ser um lugar mágico de tão lindo. Quem sabe um dia eu também possa conhecer?
      Somos privilegiadas por morar em um Estado tão belo, desconhecido por muitos brasileiros ainda. E eu não troco o Espírito Santo por nenhum outro!!
      Beijos minha amiga!
      Tenha uma semana maravilhosa!! :)))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))