O Porto de Vitória está de cara nova!

by - junho 05, 2024



Desde que comecei a andar de bike até o Centro/Porto de Vitória me impressiono com a beleza do lugar. Águas calmas, mar azul e navios gigantes compõem a paisagem. Agora até o Porto está de cara nova  com a reforma, venha ver!

Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, é uma cidade litorânea que contém um histórico portuário bem consolidado desde os tempos de escoamento da produção cafeeira, no Brasil colonial.

O Complexo Portuário do Espírito Santo, é hoje um dos mais importantes do Brasil. O Porto de Vitória situa-se no centro de Vitória, capital do ES, na área da Baía de Vitória e é o porto de partida para grandes empresas e negócios conquistarem o mundo. 

Navio Gigante saindo do Porto de Vitória para o mundo

Porto de Vitória: conheça sua história

Com mais de 118 anos de história, o Porto de Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, possui muitas memórias a serem contadas e muita influência no crescimento da cidade.

A história do Porto de Vitória muitas vezes se mistura à história da própria capital. Isso se dá por toda a influência no crescimento da cidade capixaba e também nas outras regiões que compõem a Grande Vitória e sua fundação está ligada a importância e crescimento da cultura cafeeira.

Antes do porto, o desembarque das cargas feitas no estado eram realizados no atracadouro Cais do Imperador, um espaço bem simples, feito de madeira e era localizado onde atualmente se localiza a escadaria do Palácio Anchieta.
Além desse espaço, Vitória também contava com outros pontos, similares ao do Cais e compartilhavam dos mesmos problemas. Por conta do local os navios ficavam ao largo e não podiam atracar devido aos perigos por conta de pedras submersas.

Com o aumento da demanda e também do volume de exportação e importação do café, por exemplo, houve a necessidade de se pensar em uma estrutura maior e contemplasse os planos. Em 1906 é criado o Porto de Vitória, até então denominado como Companhia Porto de Vitória (CPV). Na época, por conta da influência e grande volume de produção de café no Estado, esse era o principal produto exportado.

Os primeiros estudos, entretanto, para a construção do Porto de Vitória datam dos anos de 1881. Entretanto, em função do baixo comércio e a falta de estrutura, principalmente estradas que ligassem ao interior do estado, o projeto levou mais tempo para sair do papel.
Vista do Porto de Vitória em 1937. Créditos: Arquivo Nacional e Rede Gazeta



Ao todo, são 14 berços de atracação e sua operação conta com mais de 30 tipos diferentes de cargas, que variam entre importação e exportação. Como exemplos temos os transportes de contêineres, automóveis, grãos, produtos siderúrgicos, fertilizantes, malte, etc.

A primeira fase de construção do porto só terminaria em 1927, com outras modificações e aumento de estrutura que se perduraram ao longo de mais alguns. A segunda fase da obra teve início no ano seguinte, com a inclusão das obras para construção dos armazéns I e II, que foram concluídos em 1929. A terceira instalação de armazém só seria finalizada em 1932.

Entretanto, a inauguração de fato aconteceria apenas em 1940, 59 anos depois dos primeiros estudos para sua construção. Nesse ano, não só teria início o Cais de Vitória mas também a estação de embarque de minério em Vila Velha, que daria origem a todo o complexo portuário. 

Nos anos seguintes à inauguração do Porto, muitas mudanças aconteceram. Houveram muitas paralisações na ampliação do complexo portuário mas também muito crescimento na estrutura. Todas essas mudanças foram responsáveis por gradualmente transformar o Porto de Vitória em um dos maiores complexos portuários do Brasil, favorecendo a economia não só do Estado mas também de todo o Brasil.

Sem contar que todo o espaço do Porto foi revitalizado valendo a pena o passeio por lá. Antes o armazém estava desgastado e  com a pintura envelhecida o que tirava a beleza da construção centenária.
Porto de Vitória antes da reforma 

Atualmente o Porto está de cara e pintura nova, foi totalmente reformado, revitalizado e  atualizado. Vejam os armazéns:

O Porto atualmente está  revitalizado 

COMO CHEGAR LÁ?

 

É só pegar a sua bike aos domingos e pedalar até chegar ao destino. Saindo do aeroporto de Vitória são 18 km de pedalada. É tranquilo para quem está acostumado a fazer uso da bike,  porque a Prefeitura de Vitória, nos domingos e feriados,  fecha a pista da direita dos carros e a destina apenas às bikes, resultando em um passeio mais confortável. Sem contar que a Avenida Beira mar, no centro,  fica fechada para o trânsito de veículos, resultando em uma maravilhosa e tranquila Rua de Lazer.

Bem em frente ao Porto de Vitória revitalizado


Aqueles que  visitam o Porto de Vitória  também podem conhecer o ambiente e os navios aportados da Marinha do Brasil abertos à visitação. A visitação é gratuita, periódica e a entrada para o Porto ocorre em frente ao Palácio Anchieta. Além disso, outras atrações culturais estão sempre sendo alocadas no Porto de Vitória. E a visão é sempre deslumbrante dos navios gigantes que compõem o ambiente! 


O navio gigantesco saindo do Porto de Vitória e atravessando a baía com destino ao mundo


Além disso, para os mais animados, os dias podem começar sempre com uma bela vista das praias da cidade e terminar em ponto turísticos que reúnem de música ao vivo com pratos e petiscos capixabas. O forte de São João é uma ótima pedida para conhecer na região do Porto. Já escrevi sobre ele e para ler CLIQUE AQUI!   BEM -VINDOS!!





ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

4 coment�rios

  1. Boa tarde de Paz, querida amiga Adriana!
    Era muito descuidado antes da revitalização.
    Agora, está bem cuidado. Precisava, é a entrada da capital do nosso Estado.
    Passei lá há pouco tempo.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Roselia, mas a gente ainda percebe, na maioria dos prédios do centro da cidade, que ainda falta muito a fazer para que tudo retorne a ficar bonito e colorido como nas décadas de 70 e 80, onde o centro de Vitória era o centro do Espírito Santo.
      Pelo menos o Porto da Cidade e o Forte de São João, onde você foi há pouco tempo, estão lindos com a reforma e a revitalização!!
      Beijos querida e obrigada pela presença linda!!

      Excluir
  2. Tão bom ver renovações! Tá lindo! Gostei de ver! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica, Vitória é uma cidade muito antiga e várias de suas obras e edifícios estavam degradadas com o tempo e o abandono. Agora estão sendo restauradas e transformadas ,para que nós, moradores e capixabas e os turistas tenham uma nova visão do local. Que saiam daqui com uma boa impressão da cidade!!
      Beijos amiga e obrigada por ter vindo aqui deixar seu carinho!!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))