Vento, Ventania na Costa Capixaba

by - agosto 13, 2024



Os ventos na costa capixaba chegam a superar 40 km/h e pude constatar pelo seu barulho que a força da natureza está  batendo impacientemente nas árvores e no mar anunciando uma tempestade e mudança brusca de temperatura...

Peço aos céus que se o vento passar com força leve embora nossa insegurança, nossa ansiedade, por vezes nosso desespero e por aí vai.... Senhor vento, por favor, leve com você tudo aquilo que não for bom para nós! Na Enseada do Suá, de frente para o mar o vento era fortíssimo e os coqueiros dançavam impacientemente no ar...

Já senti ventanias tão fortes que tive vontade de segurar o teto para ele não voar, e poucas horas depois tudo terminou em brisa. Já ouvi chuvas tão agressivas que dava medo em abrir a janela, mas pouco depois se resumiam em gotinhas tímidas grudadas no vidro. 

Até eu que sou ansiosa aprendi a me acalmar e a respirar ao invés de suspirar. Até eu que sou um caos sentimental aprendi a chover menos em copos d’água.  Depois da agitação dos ventos, a calmaria do mar está me ajudando a me curar... 

É um processo lento e constante. Mas ouvir os sinos ecoando no Convento da Penha ao amanhecer já é um prenúncio de que a cura chegou e eu só tenho a agradecer...

Sentindo o vento, a ventania, a  brisa do mar na Enseada do Suá separada pelo Convento da Penha pelas águas 


Vento, Ventania... A canção do Biquíni Cavadão

Em 1983, Bruno Gouveia, (vocalista) Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, decidiram tocar, junto com mais alguns amigos, num sarau, uma espécie de festival de música.

Com o sucesso de sua apresentação, eles decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna a sugestão do nome "Biquini Cavadão".

Bruno passou apenas a cantar, Miguel assumiu totalmente o teclado e Álvaro foi novamente chamado para o grupo, desta vez tocando bateria, ao invés de violão. Em 1992, o Biquini lançou as canções Impossível e Vento, Ventania. Vento Ventania é eleita a música do ano e o Biquini, grupo revelação.


Eu adoro a banda Biquíni Cavadão


Creio ser "Vento, Ventania," a música mais linda do grupo de rock Biquini Cavadão, na qual retrata o desejo humano de se desprender da terra e voar, para conhecer coisas novas, para fugir das agruras da vida: “Vento ventania me leve para os quatro cantos do mundo, Ásia, Europa, América ...” diz a letra da canção.

E esta é a edição deste post, uma das minhas canções preferidas dos anos 90! Deixe o vento levar o que for ruim e trazer só coisas boas!





Inspiração : Imagens do meu arquivo pessoal
Vídeo Vento Ventania do Canal no YouTube de Adriana Helena

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

4 coment�rios

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Adriana!
    "Até eu que sou um caos sentimental aprendi a chover menos em copos d’água".
    Um crescimento emocional imenso...
    Tão bom chegarmos num patamar assim.
    O vídeo anima e ajuda a espantar o feio que faz por aqui...
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosélia, até que a ventania me inspirou a escrever algo diferente do que a localização geográfica dos recantos que pedalo pela cidade de Vitória...rsrs
      Creio que a ventania me inspirou, mas a consequência dessa peraltice, de sair no vento frio das 7 da manhã, foi ficar um pouco resfriada nesta noite....
      Grata pelo lindo comentário, você escreve poesia em tudo, deixa tudo belo com palavras de conforto, obrigada!!
      Ahh sim, a música vento vento ventania é para espantar o frio que chegou fortinho hoje!!
      Beijos amiga e uma linda semana!!! :))))

      Excluir
  2. Olá querida Adriana!

    Essa fotografia até arrepia a alma 😅

    Espero que o vendaval não tenha destruído nada!

    Lindíssima esta frase: "se o vento passar com força leve embora nossa insegurança, nossa ansiedade, por vezes nosso desespero".

    Um abraço e um bom fim de semana para si :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido Olavo, que gentil que tenha vindo visitar o meu blog Natureza Capixaba.
      Há um semana atrás, a temperatatura estava baixa, apenas 16 graus e ventava assustadoramente aqui em Vitória, como se deduz pela imagem inaugural do post.
      Hoje, o céu está azul e límpido e a temperatura superou 30 graus. O que aconteceu? Peguei um baita resfriado..rsrs
      Grata pela linda presença!!
      Abençoada semana!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))