Baía de VitóriaBeira-MarBike na BoaCais de Jesus de NazaréCapixabaCulinária CapixabaPier da Enseada do Suá
O Cais dos Pescadores na Enseada do Suá tem uma das vistas mais belas da Baía de Vitória
Apreciem essa tranqüilidade à beira-mar de frente para a Baía de Vitória: estou no final do Cais dos Pescadores da Enseada do Suá e dois deles pescam tranquilamente o almoço do dia na beirada do Píer. E o que é mais legal de tudo isso? Fui de bike!
O Cais da Enseada, local onde os pescadores da região ancoram os barcos de pescas, tem muitas belezas e camadas para serem observadas. Uma visita única não é capaz de capturar toda a dimensão do local.
O cais é pequeno, estreito e até um pouco perigoso para transitar, mas é um lugar muito bonito, para se ver uma bela paisagem do canal da baía de Vitória e também apreciar as belas aves aquáticas que rodeiam os barcos em busca de alimentos. Os barquinhos fazem a diferença, todos com denominação própria e coloridos. São eles que trazem o sustento de um sem número de pescadores locais.
Geralmente são as garças que enfeitam o local, mas também costuma aparecer anu-branco, quero-quero, pombos e biguás. Naquela manhã vi algumas garças elegantes no mar capturando o alimento do dia.
Além disso, para quem gosta de peixes e mariscos é um bom local para comprá-los com preço mais acessível e tudo bem fresquinho porque acabou de chegar do mar . Normalmente o pescado chega cedo, a partir das 06:00 da manhã. É possível também, comprar temperos apropriados para pratos da culinária típica, pois sempre há barracas disponibilizando cheiro verde, urucum, tomates e outros, na rua direita de acesso ao cais, que é a rua do Horto Mercado.
E para que gosta de fotografar como eu é tudo de bom ver essa constância de cores e movimentos. Belezas naturais, histórias e muita tradição: assim é o bairro Praia do Suá, em Vitória. A região é considerada uma das mais antigas da Capital e, durante muitos anos, abrigou uma colônia de pescadores.
Posteriormente, começou a ser ocupado por população de classe média para moradia, porém os pescadores permaneceram no local. Duas grandes intervenções governamentais modificaram a vida do bairro. Uma foi a construção do Hospital São Pedro e a outra foi o aterro da Praia do Suá. No aterro começaram as construções de prédios gigantes e de alto padrão em contraste com a simples vila dos pescadores.
Com o aterro, realizado na década de 70, os pescadores tiveram que transferir o cais de suas embarcações para as proximidades do morro Jesus de Nazareth. Atualmente, existem neste local pequenos estaleiros e companhias de pesca. A vista do cais para o Morro de Nazaré é algo fora do comum. As casinhas coloridas se abrigam no morro, cada uma ao lado da outra, como se fossem brinquedos de massinha de modelar coloridas. É extraordinário.
Os pescadores da Colônia da Praia do Suá criaram a Procissão Marítima de São Pedro, que acontece no dia 29 de junho, dia do padroeiro. Dentro do bairro localizam-se duas invasões no morro que margeia a Avenida César Hilal, conhecidas como morro São José e Santa Helena.
Por lá, as paisagens nunca perdem o encanto, por isso é visto por turistas como um dos principais cartões-postais da cidade. Eu me encantei , me diverti e fiquei impressionada como Vitória oferece oportunidades de apreciar a natureza em sua forma mais natural.
De bike no Cais dos Pescadores de Jesus de Nazareth |
6 coment�rios
Boa tardinha de paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirO cais sempre atrai os navegantes do universo... eu gosto de contemplar o mar de um cais e ver os barcos serenos numa enseada é bonito demais.
Nossa capital é linda.
Tenha um anoitecer abençoado!
Beijinhos fraternos de paz
Bom final de tardinha querida Rosélia, é muito bom vê-la aqui querida!!
ExcluirSim, como é lindo o cais, suas formas e cores. O mar de pertinho nos dá uma sensação fantástica de medo e acolhimento, tudo ao mesmo tempo.
Realmente você disse tudo: nossa capital é lindo, preciso admitir!!!
Tenha um maravilhoso restante de semana amiga, veremos se amanhã dará um dia lindo de sol!!
Beijos e encantos!! :))))))
Adoro lugares tranquilos assim com os pescadores...
ResponderExcluirLindas tuas fotos e o céu maravilhoso! Bom passear ,não?
beijos praianos, chica
É maravilhoso passear querida Chica, mas isso tudo antes era impossível para mim. Apenas trabalho e eu só me locomovia de carro e ônibus , o que me impedia de conhecer os lugares mais bonitos.
ExcluirDepois que a bike começou a fazer parte da minha vida, a liberdade chegou de forma expressa e deu-me a oportunidade de conhecer os lugares mais bonitos desta cidade de Vitória que antes eu não tinha a menor ideia!!
Me deu saudades dos seus seus amiga, puxa lá tudo era deslumbrante!!
Grata pelo carinho Chica e um lindo restante de semana, vai dar tudo certo!!!
É como dizem: ensine um homem a pescar e os gatos terão peixes em latas. rsrsrsrsrs
ResponderExcluirNova tirinha publicada. 😺
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Que honra você aqui no meu blog Garfild, fiquei tão feliz com esse carinho lindo!!
ExcluirCom certeza o seu almoço está no final daquele píer, um saboroso pescado, mas você tem que aprender a pescar....hahahaha
Beijinhos e um ótimo final de semana!!!!
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))