O lago da Ilha do Frade é um refúgio em meio à natureza
Um passeio especial de bike em Vitória é se aventurar na Ilha do Frade. Apenas a entrada na Ilha já é emocionante e se você for de bike atravessará uma ponte sob o mar com uma paisagem deslumbrante ao seu redor.
O acesso à Ilha do Frade se dá pelo bairro Praia do Canto, entre as praças dos Namorados e a dos Desejos. Segue pela ponte Desembargador Paes Barreto, ponte que liga o bairro à ilha de Vitória.
Após a ponte, encontram-se duas praias, a Praia da Ilha do Frade na sua direita e a Praia dos pescadores na sua esquerda. Siga em frente, subindo uma ladeira da entrada da ilha, a 200 metros na rua principal do bairro e você já estará na praça principal da Ilha do Frade.
Mas se você subir de bike, o morrinho na entrada vai exigir um pouco mais de ti e acelerar o seu coração. 😍Ele tem um índice de inclinação, porém nada demais para quem quer visitar um lugar tão magnífico.
Logo na subida será recebido (a) por uma vaquinha colorida do Projeto Cow Parade com os dizeres VIX, no topo do morrinho de calçamento de pedra. Saiba mais sobre o Projeto clicando AQUI. Parabéns, você venceu o percurso e pode relaxar para aproveitar a paisagem.
O lago está localizado no bosque 'José Moraes' na praça do bairro Ilha do Frade, região nobre de Vitória, capital do Espírito Santo.
No seu entorno, há uma grande área verde com gramados para piquenique e para sessões de fotos e muitas aves, dentre elas pato, ganso, garça, martim-pescador, joão-de-barro, pica-pau, canário, maritaca ou alguma ave muito semelhante. É um lindo cantarolar de pássaros em um ambiente muito agradável. As florzinhas vermelhas, nos canteiros, são um show à parte. Pequeninas e delicadas elas enfeitam e compõem o cenário.
No local, é possível ver, em qualquer dia da semana, pessoas fazendo fotos como noivos, e formandos. Agora também existem grupos de treinos que fazem os seus exercícios físicos ao ar livre, como ioga e crossfit. Os pais também levam seus filhos nos fins de semana para visitarem os peixes, patos, gansos e tartarugas.
Na verdade, são dois lagos belíssimos com uma paisagem no entorno repleta de muitas árvores com jardins muito bem cuidados e um gramado verdinho convidativo para sentar e admirar a natureza. Ficamos em silêncio, admirando apenas o som da natureza que é terapêutico.
Há de se deixar ressaltado que a Ilha do Frade é um bairro exclusivamente residencial, possuindo como construções somente casas e um pequeno prédio administrativo na entrada, que é da associação de moradores. Não existe área comercial na Ilha.
Com mansões e casas luxuosas, é considerado um dos bairros mais nobres e bonitos de Vitória, tendo monitoramento de segurança 24 horas.
Ficou animado (a) para conhecer? No vídeo abaixo da página Natureza Capixaba no Instagram tem um pouquinho do laguinho para você observar.... Vale a pena! Até mais gente!!


8 coment�rios
Adriana, que coisa mais linda tuas fotos e passeios que consegues por aí fazer!
ResponderExcluirCada vez mais legal passar aqui! Goistei da Cow Parade também! Lindo dia,beijos, chica
Oi Chica, muito obrigada querida!
ExcluirEu já tinha subido o morrinho de acesso à Ilha do Frade algumas vezes mas ainda não havia tirado as fotos do laguinho que contorna o bosque. Nesta semana resolvi parar e me impressionei com as cores, o brilho e a luz do local.
Ahhh o evento do Com Parade aqui em Vitória e Vila Velha foi tão legal. Eu tinha vários motivos para pegar a bike e desbravar os territórios desconhecidos...rsrs
Beijos querida e antecipo desejos de um lindo final de semana em razão do feriado amanhã!!
Boa tarde de Paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirFaz tanto tempo que não vou por ai. Tem cantinhos lindos.
Aproveite, querida.
A natureza nos faz muito bem.
Tenha um feriadão abençoado!
Beijinhos fraternos
Maravilhoso dia minha querida Rosélia!!
ExcluirHoje amanheceu ensolarado, um dia perfeito para passear!!
Você deveria voltar aqui e dar um passeio na ilha do Frade amiga, está tudo muito lindo!!
Realmente a natureza é um refrigério em meio ao caos!!
Tenha um maravilhoso final de semana amiga, grata por tudo!!
Beijos!! :)))
Nossa, que lindo!
ResponderExcluirForam as tuas imagens que me fizeram colocar Vitória na agenda.
Estava super animada para ir em novembro, mas o motorista por
aqui está com pedra na vesícula, descobrimos uma semana antes de viajar, k.
Vai ficar na listinha de coisas para fazer em 2026, acredite se quiser a Natureza é bela
mas eu queria mesmo é conhecer a muqueca, k.
Boa continuação de semana.
Oi Casa Madeira, querida Janice, que bom que você veio amiga!!
ExcluirPuxa, lamento pelo ocorrido querida, que ele se recupere o mais breve possível!!
Mas vai planejando direitinho, quando tudo estiver bem , em 2026, vocês vão aproveitar bastante a viagem!! E com certeza a moqueca capixaba vai estar ainda mais saborosa em razão do aprimoramento das receitas ano a ano, pode ter certeza!!
Beijos e uma linda semana querida!!:)))))
Adriana,
ResponderExcluirque delícia caminhar pelo teu texto como quem passeia pela própria Ilha do Frade, sentindo o vento no rosto e o coração acelerar na subida do morrinho. Você descreve cada detalhe com tanta vida que a gente quase escuta o cantar dos pássaros e o barulhinho suave da água ao redor.
É tão bonito quando um lugar não é apenas cenário, mas experiência e você conseguiu transformar esse passeio de bike em um pequeno encantamento. A vaquinha colorida, as florzinhas vermelhas, as aves em festa, o silêncio que acalma… tudo isso faz da Ilha não só um ponto turístico, mas um cenário para a alma.
Obrigada por nos levar contigo nessa pedalada tão especial. Fiquei aqui com a sensação de que a natureza, quando bem cuidada, devolve mesmo o melhor de nós.
Beijos,
Fernanda
Oi Fernanda, você sempre tão amável e gentil em seus comentários...
ExcluirÉ uma pessoa muto delicada e com sentimentos exacerbados...Isso é maravilhoso!!
Foi o pedal que me salvou amiga. Principalmente a retomada da saúde mental, foi graças a essas pedaladas na natureza....
O cenário da Ilha do Frade é de puro encantamento. Talvez seja o morrinho inicial, difícil de subir de bike, que afaste a maioria das pessoas. Po isso o silêncio no laguinho...É incrível para refletirmos na vida e ficar com nossa própria companhia...
Grata minha querida e mais uma vez, muito obrigada pelo carinho!! :))))
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))