Viajando pelo Mundo através da Música
Hoje você vai viajar sem sair do lugar! Será para os Continentes do Mundo e com certeza, se encantará, pois será de uma forma amena e muito divertida: através da música! Bora lá?
Você já sabe que o planeta Terra possui seis grandes continentes: África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida. Pousaremos em cada um deles, com uma canção que abraça a sua cultura, a geografia e o seu povo. Venha comigo e ao final me diga qual é a sua canção favorita! Aperta o play! ⏯
Os continentes formaram-se no período Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos, sobre as placas tectônicas, que inicialmente estavam agrupadas em uma imensa massa territorial, a Pangeia. O movimento milimétrico desses blocos de terra originou os atuais continentes. Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas. A primeira e mais utilizada considera que no planeta há seis continentes – extensas massas de terra cercadas por oceanos e que abrigam diversos países. A segunda considera a existência de apenas cinco continentes – ora considerando a Antártida um não continente, ora considerando a Europa e Ásia como um único continente, a Eurásia, por se situarem em uma mesma placa tectônica. A terceira amplia para oito o número de continentes, por considerar as subdivisões do continente americano (Norte, Central e Sul) como continentes autônomos. Neste artigo viajaremos por seis continentes!
1-Continente americano (em verde no mapa)
O continente americano possui a maior extensão latitudinal do mundo, ocupando, praticamente, todas as faixas de norte a sul. Essa distribuição permite que o continente experimente todas as variações climáticas do planeta, desde as camadas mais quentes da região equatorial às zonas temperadas e camadas polares. Do mesmo modo, observam-se as mais variadas expressões de vegetação, solo e relevo.
No que se refere aos aspectos histórico-culturais do continente americano, pode-se subdividi-lo em duas porções: América Anglo-saxônica e América Latina. A primeira refere-se à porção de terras ocupada pelos ingleses e que se constituiu como colônias de povoamento. A segunda foi colonizada por portugueses e espanhóis, em sua maioria, e constituiu-se como colônias de exploração. Considerando que a raiz do idioma dos colonizadores ibéricos é o latim, esses países ficaram conhecidos como latinos.
⏩Começaremos na esfera musical representando a América do Norte com a canção Upside Down, do cantor havaiano Jack Johnson, com imagens das terras americanas e sua poderosa força da natureza!
⏩E a América do Sul será muito bem representada pela canção da Banda brasileira OutroEu, no single "Ai de Mim". Uma música leve e suave como a natureza... Liberdade, amor e beleza cujo vídeo foi filmado diretamente na imensidão da Amazonia colombiana. ♥Ama a Amazônia♥
2- Continente europeu ( Em vermelho escuro no mapa)
O continente europeu é composto por 50 países e 8 territórios. Suas fronteiras foram diversas vezes alteradas, com os avanços e recuos dos impérios que o conquistaram ao longo dos séculos. Suas fronteiras são: ao norte, Mar Glacial Ártico; a noroeste, mar da Noruega; a leste, o Oceano Atlântico; ao sul, o Mar Mediterrâneo; a sudoeste, o Mar Negro; e, a noroeste, os Montes Urais.
O relevo do continente europeu caracteriza-se por elevações de planaltos ao sul, com os Montes Pirineus e os Alpes; a noroeste, com os Montes Escandinavos e, a nordeste, os Montes Urais. O restante do território constitui-se de planícies.
⏩E para representar esse belíssimo continente tão diversificado, trago imagens da Grécia na canção 93 Million Miles, de Jason Mraz. De melodia suave e com uma letra intensa, é impossível não se emocionar ao ouví-la.
3- Continente asiático ( Em laranja no mapa)
O continente asiático possui 48 países e seis territórios, distribuídos em uma extensão de 44.580.000 km². A população do continente é estimada em 4,436 bilhões de habitantes. Esse é o continente mais populoso do planeta, com destaques para a China (1.376.048.943), Índia (1.311.050.527), Paquistão (188.924.874) e Bangladesh (160.995.642).
O elevado número de habitantes do continente faz com que as desigualdades sociais sejam extremas. Enquanto se observam países altamente desenvolvidos, como a Coreia do Sul e Japão, outros permanecem nas menores faixas de renda, na linha da pobreza, como Nepal e Bangladesh. Deve-se recordar que na Ásia estão alguns dos principais produtores de petróleo do mundo, como Irã e Afeganistão. Além disso, há países que possuem extenso parque industrial, como a China e a Índia.
⏩E para representar esse extenso continente, trago a canção Walking on the Chinese Wall do cantor Philip Bailey, que tem uma energia única! O som da bateira, da voz do intérprete e do coral de fundo é mágico e empolgante! O clipe é com cenas da Muralha da China e da capital Pequim.
4- Continente africano (Em amarelo no mapa)
O continente africano possui 54 países e 9 territórios. Sua extensão territorial é de 30.370.000km², e sua população é estimada em 1.216.000 milhões de habitantes. Com uma extensa distribuição latitudinal, o continente ocupa parte do hemisfério norte e parte do hemisfério sul, sendo cortado praticamente ao meio pela linha do Equador. Assim, somente os extremos norte e sul escapam da zona tropical, localizando-se na zona temperada.
Historicamente, o continente caracterizou-se por um conjunto de conquistas, imposições culturais, colonizações e exploração. Ao longo dos séculos, vários países, especialmente europeus, reivindicaram parte do território africano, assim como suas riquezas e sua população. Durante séculos, o continente europeu beneficiou-se dos recursos naturais e humanos oriundos da África.
Apesar de uma imagem cristalizada de um continente pobre, a África possui importantes potências econômicas regionais, como Egito, África do Sul e Nigéria. Destacam-se ainda Argélia, Angola e Líbia como grandes produtores de petróleo. No vasto território do continente africano, ainda se encontram variadas reservas de recursos minerais, como diamante (Botsuana, Congo e Angola) e ouro (Gana, África do Sul e Sudão).
O clima quente e a vegetação de savana são característicos do continente africano, que possui ainda extensos desertos, como o Saara e o Kalarari. A maior parte do relevo do continente é formado por planaltos e depressões – estas acompanham os grandes cursos d'água do continente: Nilo, Congo, Chade e Níger.
⏩A canção que mais representa esse continente é Africa, considerada uma das canções mais bem feitas do mundo! Venha viajar comigo pelo continente africano com a banda Toto por savanas, rios e imagens de tirar o fôlego!
!
5- Oceania (Em rosa escuro no mapa)
A Oceania é o menor continente do planeta, com 8. 526,000 km². Sua extensão territorial praticamente se confunde com o território da Austrália, de 7.692.000 km², ou seja, um pouco mais de 90% do continente. Assim, alguns autores classificam a Austrália como um país continental. O território restante é distribuído entre 14 micropaíses e 11 territórios.
A população da Oceania é calculada em 21.292.893 habitantes. A Austrália responde por 60% desse quantitativo. Papua-Nova Guiné (6,7 milhões de habitantes) e Nova Zelândia (4,2 milhões) são as outras nações populosas da Oceania.
Os micropaíses que compõem a Oceania, assim como a Austrália, são ilhas que se espalham pelo Oceano Pacífico. Elas são classificadas em Melanésia, Micronésia e Polinésia.
⏩E para representar a Oceania, venho imagens do deserto australiano na canção "Beds Are Burning" da banda de rock australiana Midnight Oil. É uma das 500 músicas do Rock and Roll que colocou a Austrália em lugar de destaque. "Beds Are Burning" é uma canção de protesto que apóia a devolução de terras nativas australianas aos pintup, povo remanescente dos aborígenes australianos que viviam no deserto, além de ser um grito pela preservação na natureza!!
6-Antártida (em azul escuro no mapa)
A Antártida, ou Antártica, é o mais recente a ser explorado e ainda pouco se conhece sobre suas principais características, fauna e flora. Sua dimensão territorial é estimada em 14.000.000 km². Sua população caracteriza-se basicamente por pesquisadores, que se revezam na intenção de desenvolver pesquisas e trabalhos científicos sob condições extremas.
Atualmente, existem no território antártico 29 bases de pesquisa de diversos países. A base brasileira na Antártida chama-se Ferraz de Vasconcelos e foi instalada em 1984.
Por uma convenção internacional, definiu-se que o território antártico não pertence a nenhum país, não podendo ser reivindicado ou invadido sob nenhum pretexto. Conhecido como Tratado da Antártida, foi assinado em 1 de dezembro de 1959.
A Antártida é o mais frio e seco continente do mundo. Suas temperaturas podem alcançar -89ºC, e suas médias de precipitação são extremamente baixas, em torno de 30 mm a 70 mm. Desse modo, pode-se afirmar que o continente é um imenso deserto frio.
⏩ A canção "Everybody Wants To Rule The World", single da banda britânica Tears For Fears, totalmente apropriada para os dias atuais, representa o continente antártico! :D
⏩Agora me diga nos comentários com qual continente e música mais se identificou. Vou adorar saber! Não se esqueça de deixar o seu registro! Ahh e aproveite para acessar a minha nova Playlist de Viagem por várias lugares do mundo! Aproveite também se inscreva no meu Canal! OBRIGADA!!
Inspiração: Mundo Educação e Canal no YouTube de Adriana Helena
0 coment�rios
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))