Sentir "Cheiro de Mato" faz bem para a saúde!

by - março 21, 2022

Cheiro de mato

SENTIR "CHEIRO DE MATO" FAZ BEM PARA A SAÚDE!




Oi minha gente querida, estou chegando hoje, dia 21 de março, no dia mundial da floresta trazendo uma ótima notícia! 😀 Sentir o cheiro da terra, da água, das árvores, das florestas faz muito bem para a saúde! A natureza salva, renova e faz bem para a vida! Venha conhecer a explicação científica desta dica.

E enquanto lê o artigo, ouça a linda música Jeito de Mato cantada por Paula Fernandes e Almir Sater. Tem tanta beleza neste clipe que chego a ficar emocionada ao vê-lo depois de um tempinho: É lindo!!




Você já sabe que basta uma boa caminhada por uma mata fechada ou no meio de uma floresta para ter certeza do bem estar e da tranquilidade que os ares e odores do verde nos trazem. Cientistas da escola de medicina Nippon, em Tóquio, confirmaram objetivamente o que nosso corpo nos diz: sentir o cheiro da natureza pode diminuir dramaticamente a pressão do corpo humano e ainda estimular moléculas que combatem doenças diversas como o câncer.


O cheiro de mato combate diversas doenças

Segundo o estudo, assim que os odores da floresta adentram o nosso organismo, os níveis de estresse e irritação diminuem-se imediatamente. A exposição mais prolongada e intensa ao cheiro do verde pode reduzir portanto a pressão arterial e fortalecer a imunidade dos corpos. Sinta que cheirinho bom...


Floresta na Casa da Vovó


O cientista Qing Li criou dentro da escola o centro de pesquisa International Society of Nature and Forest Medicine, que visa aplicar a aromaterapia baseada no odor das florestas como tratamentos alternativos. Sinta o aroma que a cachoeira provoca nas pedras... cheirinho de água.. cheirinho de mato...Tudo proporciona um bem estar incrível:

Cachoeira em Santa Leopoldina


Para estudar o efeito dos cheiros exalados pela floresta sobre o sistema imunológico humano, eles investigaram substâncias chamadas fitonetos (óleos essenciais de madeira) e quais seriam sua ação sobre a atividade das células Natural Killer (NK). Os fitonetos aumentaram consideravelmente a atividade citotóxica das células NK (do sistema imunológico) aumentando assim, sua capacidade de destruir não só invasores externos no organismo, como também impedir a multiplicação de células cancerosas.


Pois é amigos. Tenho um exemplo prático do benefício de sentir o cheiro do mato continuamente. Esta é a visão que a Vovó Zilda tem todos os dias ao levantar-se e por isso que ela está ótima do alto de seus 99 aninhos...

Jardim da Casa da Vovó


Assim gente, este estudo é tão interessante que até inspirou a criação do Finnish Forest Research Institute, um centro de referência que pesquisa os fins terapêuticos dos cheiros das árvores. Apesar deste estudo não ter sido concluído, especialistas já puderam comprovar que fotografias de meio ambiente ajudam no relaxamento do cérebro da mesma forma que estar presente no local da foto.


Imagine-se sentado (a) neste banquinho


Embora os cientistas ainda não tenham concluído as pesquisas sobre os efeitos dos que sentimos nas florestas, já foi comprovado que olhar para fotografias com temas relacionados ao meio ambiente relaxa o cérebro da mesma maneira que se o indivíduo estivesse no local fotografado. Então amigos, vamos imaginar estar em um lugar lindo assim e sentirá toda a magia e os benefícios proporcionados pelo local...

O caminho da floresta no outono

Se muitas vezes a ciência é fundamental para descobrir e inventar melhorias para nossas vidas, outras vezes sua tarefa é somente confirmar aquilo que a sabedoria popular e ancestral já sabe: dar uma volta em meio ao verde e respirar fundo faz um enorme bem para nossos corpos. Torna-se mais evidente que salvar a natureza é uma questão imediata de saúde pública.

A Magia a floresta


E então amigos, viram como é maravilhoso estar na natureza sentindo o cheirinho da terra molhada, do mato, das flores, das árvores, da passarada....Que tal marcar aquela caminhada com os amigos para o próximo final de semana? Vamos cuidar da saúde gente!!! Ah e você se encantará com o vídeo abaixo...puro cheiro de mato e uma poesia maravilhosa!

Beijos e até a próxima!😁


Fontes: Jornal Ciência- Natureza e Hypeness.com.br-Cheiro de Mato
Imagens: Arquivo Pessoal de Adriana Helena e Google Imagens

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))