A Lenda do Lagarto Azul: Um Novo Capítulo da Cultura Capixaba

by - junho 27, 2023





Queridos amigos, hoje vou dar sequência ao tema LENDAS CAPIXABAS, cujo conteúdo é muito interessante. Já iniciei essa jornada,  inclusive editando vídeos narrando a história completa de cada uma das lendas.

A primeira foi a LENDA DO PÁSSARO DE FOGO que você pode rever CLICANDO AQUI ou sobre a imagem abaixo.

Lenda do Pássaro de Fogo

A segunda foi a LENDA DO FRADE E DA FREIRA. Você pode conhecer essa bela história de amor impossível CLICANDO AQUI ou na imagem abaixo.

Lenda do Frade e da Freira

A Terceira lenda foi a do MORRO DO PENEDO, monumento natural do Espírito Santo que reserva histórias belíssimas. CLICA AQUI PARA LER ou na imagem abaixo, como preferir.

Lenda do Morro do Penedo


A LENDA DO LAGARTO AZUL

E hoje vamos dar sequência com uma lenda bastante interessante, originária do monumento da Pedra do Lagarto, em Pedra Azul - Município de Domingos Martins.

O escritor capixaba Jonas Reis, conta a lenda do lagarto azul, monumento granítico em forma de lagarto que faz parte da Pedra Azul, um dos principais monumentos naturais do Espírito Santo.

O Lagarto está à direita da Pedra Azul


Jonas Reis foi  o escritor que criou a  lenda que dá vida ao animal.  Pretendemos que a lenda  se insira definitivamente na cultura capixaba e principalmente no imaginário da população que vive na região montanhosa do Espírito Santo. 

Nesta lenda, o grande lagarto da Pedra Azul foi um dia um lagarto de verdade. Ele foi petrificado por dois garotos aventureiros para proteger o povo da montanha. 

Mas os garotos aventureiros, o lendário povo da montanha e mesmo as crianças sabem que o lagarto pode voltar à vida a qualquer momento. E todos esperam por isso até com alguma ansiedade, porque o lagarto azul é parte do povo da montanha, um grande irmão ancestral.

O grande lagarto de granito adquire vida e transita livremente pela Pedra Azul

Agora imaginem esse lagarto da Pedra Azul  "adquirindo vida" e transitando por toda a montanha, descendo o vale e chegando ao vilarejo...Seria algo incrível não é verdade? Lembra um Jacaré da era pré histórica.

E é claro que eu não poderia encerrar essa lenda belíssima sem um vídeo da Pedra Azul e com uma trilha sonora de respeito, nada mais, nada menos que os 


Me informa  nos comentários qual a lenda do Espírito Santo que você mais apreciou? Até a próxima gente linda!




Vídeo Lá Vem o Sol do Canal do YouTube de Adriana Helena



ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

6 coment�rios

  1. Olá, querida amiga Adriana!
    Ah! Eu amo a pedra Azul, desde a Pandemia que não vou por lá.
    E a torta de morango é ímpar, que delícia e que saudade, assim que der, vou por lá.
    Gosto muito do Frade e da Freira também...
    Tenho fotos dos dois.
    Adoro a música, para variar, rs... Seu gosto musical é perfeito!
    Hoje estive na Serra (Laranjeiras, médico). Ufa, como é longe!
    Deus abençoe você e sua família!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosélia, então esteve aqui em Vitória hoje, mas precisamente na Serra , Laranjeiras para ir ao médico. Puxa, eu também fui ao médico ontem, estou passando por problemas de saúde mas espero logo modificar esse quadro.
      A Pedra Azul é muito linda não é? Eu adoraria conhecer mais de perto, subindo a Pedra em uma trilha. Já imaginou se o lagarto de granito cria vida como na lenda? Seria assustador...rsrs
      Obrigada pela presença minha amiga e vamos continuar cuidando da saúde para ficarmos sãs e salvas de tudo!!
      Beijos!! :)))))

      Excluir
  2. Mais um lindo post,Adriana e gosto muito de lendas. O lagarto é bem visível... Muito legal e interessante e lindas fotos ! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que alegria que tenha gostado amiga! O Espírito Santo é um estado pequenino, mas repleto de lendas, principalmente pelas formações rochosas que ele apresenta. Existem muitas montanhas de granito por aqui e elas se transformam em formas humanas ou até em variados animais, bastando usar a nossa imaginação. Em breve publicarei aqui também as lendas que englobam o Convento da Penha.
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  3. Adriana, acaba de entrar céu teu por lá!
    Obrigadão! Lindo domingo! beijos, chica
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2024/01/blog-post_14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, eu vi no seu blog e achei tão lindo!!
      Não tenho palavras para lhe agradecer todo esse carinho!
      Tenha uma semana maravilhosa! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))